terça-feira, 13 de maio de 2008

Tempo, espaço, conteúdo pedagógicos e interação


Professores e alunos estão subordinados a instâncias superiores que determinam o tempo, o espaço e, consequentemente, o conteúdo pedagógico. Por isso, o professor fica condicionado a dar conta de determinado conteúdo dentro de um prazo definido, preestabelecido pela instituição, por conseqüência, sente-se mais seguro em trabalhar com temas já sistematizados. Ou seja, a dependência temporal constrange o trabalho pedagógico, induzindo-o à homogeneização do conhecimento.
O professor, confinado em sala de aula, deverá ter o controle daquele espaço, evitando qualquer problema de ordem disciplinar que afete o bom andamento da escola. Esse confinamento não é apenas físico mas também social e cultural, pois o educador carece de um interlocutor mais preparado com quem possa dialogar reflexivamente sobre sua prática pedagógica dentro da instituição.

Partindo desse pressuposto o processo de formação do professor deve partir de uma reflexão sobre a prática na sala de aula, e não apenas de atualização teórica. A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber.

Quando imaginamos uma sala de aula em um processo interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção.

Não estamos nos referindo a uma sala de aula onde cada um faz o que quer, mas onde o professor seja o articulador dos conhecimentos e todos se tornem parceiros de uma grande construção.


Idelma Porto - Docente-especialista

Alba Perfeito - Docente-doutora



2 comentários:

educação disse...

Parabéns pelo blog, está excelente, beijos
Jennifer

LOIRAS KEIMADAS disse...

Olá, meninas!
O blog de vocês está muito rico,nossas congratulações.Beijos
vanessa e milena.